11 julho, 2005

Descolada total

Primeiro dia de creche hoje, depois que a babá resolveu se escafeder sem dizer nada e, pior, nem atender os telefonemas que eu dei para tomar uma mísera satisfação. Chegamos (eu e ela) lá na creche quase uma da tarde. Comecei a conversar com a coordenadora, dizendo que a Manu ia realmente ficar etc. Logo depois, Rodrigo chegou. Nesse meio tempo, um tio lá tinha ficado com ela pra eu acabar de conversar com a coordenadora. Ele saiu da sala com ela e, quando voltou, sozinho, disse que ela já tava no pátio com as crianças. A coordenadora falou para a gente ir dar uma volta, almoçar e tal. Foi o que fizemos. Só tivemos o trabalho de olhar de longe e sair. Ela nem nos viu saindo.

Voltamos uma hora depois e ela tava na maior, já tinha comido sopa, gelatina e não parava de brincar no pátio. Entrando numa casinha de boneca - lugar sumamente apropriado, em se tratando de quem é, diga-se de passagem ;-). As tias a trouxeram para a gente ir para casa... e não é que a garota queria voltar pro pátio a qq custo? Estava agitadíssima, em êxtase! Chegou a voltar sozinha da porta da escola para o pátio, me surpreendendo: como é que, mal chegou num lugar, um serzinho daquele que ainda nem saiu das fraldas já gravou o caminho? Pode? O que só me faz concluir que ela só não troca a fralda sozinha e não lava a boca depois de comer só pra gozar da minha cara. Só pode ser. Ela já entende tudo, já faz tudo! Ou para me escravizar. (Pensando bem, deve ser isso. Filhos adoram fazer isso com os pais. Meus irmãos até hoje fazem isso com a minha mãe...)

Mas, voltando à creche: saí de lá com a certeza de que ela sabe muito mais do que a gente pensa, de que colocar na creche foi a opção certa, de que essa menina é muito descolada e de que vou sofrer bem antes do tempo a síndrome do ninho vazio. E, ainda, saí realizada vendo a baixinha bufando de tanto que brincou. Ufa! Cansei por ela. (Aliás, capotou no carro a caminho de casa. Ops, mau uso figurativo da palavra. Melhor "desmaiou", "dormiu profundamente" etc...)

Amanhã vou levar cedo, às 9h (o horário correto, aliás. Hj elas fizeram uma exceção pra gente). E, se duvidar, ela já vai ficar a parte da manhã inteira.