26 dezembro, 2006

O mundo é rosa e os habitantes, Hello Kitty

Olha, eu mereço. Sempre fui avessa a coisas fresquíssimas e queria que a Manu não fosse aquele tipo de menina toda chatinha, afrescalhada. Tanto que, quando grávida, dizia que ia fugir do rosa, seu quarto não ia ser rosa, que evitaria roupas rosa etc. Por sorte e personalidade, acho que ela realmente não vai ser. Tem e faz charme, dobra cabeça pro lado pra falar bonitinho, põe mão na cintura e desfila etc., mas tem tb o lado heavy metal. Tudo isso dela, nitidamente dela.

Bom, mas isso não impede que ela ganhe exatamente as coisas que eu nao gostaria de estimular nela. Não que eu ache que isso é só o que determina a personalidade e futuro da criança. Não é. Caso contrário eu cozinharia com gosto, só vestiria saia, me portaria como uma egressa da Socila etc. Odeio cozinhar - com raras exceções -, calça pra que te quero e não perco a oportunidade de comer uma pizza com a mão.

Mas voltando aos presentes. Ainda grávida, ganhava tudo rosa. Logo vi que não ia conseguir fugir. Hoje em dia incorporei o rosa na minha vida. Além da bichinha ficar bem com a cor, tendo tudo rosa é mais fácil combinar: as roupas entre si, os objetos do quarto etc. ;-)

Além disso, sempre tento evitar - na maioria das vezes, sem sucesso - que ela ganhe presentes que reforcem esteriótipos, principalmente os machistas. As pessoas dão e, apesar de eu pseudo-reclamar e fazer uma mise-en-scène dizendo que não quero essas coisas pra Manu, acabo deixando numa boa. Prefiro que não ganhe Barbie (aquela vagabunda), panelas (por que ensinar pras meninas que o que elas têm que gostar é de cozinhar? Por que não dar tb pra meninos?) etc. Prefiro. Mas ela ganha. Escondo alguns, é verdade. Mas acabo deixando passar muitos. A maioria. Como eu disse, isso não define a personalidade de ninguém, mas ajuda a formar conceitos. Então é bom dosar. Não é nenhuma obsessão. Só opinião.

Mas enfim. Cheguemos aos finalmentes: a Hello Kitty. Esse ser fabricado no qual confesso que nunca vi nenhuma graça. A princípio, não tem nada que desabone. Só tem a curiosidade da dita cuja não ter boca. (Talvez isso seja até inclusivo, ter uma boneca com deficiência, sei lá...) Mas o fato é que sempre achei afrescalhada demais, mimosinha em excesso, enfim, meio sem graça, mesmo. Mas a tal gatinha de uns tempos pra cá voltou com toda força à moda. E Manu já vinha sendo mimada com presentes figurando a gatinha sem boca. Já tinha faixa de cabelo, pasta, pote de levar lanche pra creche, mochilinha e sei lá mais o quê. Só que neste Natal foi a coroação da influência da gatinha na vida da Manu: ganhou 8, eu disse 8 presentes "de" Hllo Kitty. Mesmo que a Manu não quisesse, ela vai ser obrigada a gostar da gatinha. Foram duas bonecas em si (uma delas, coelhinha), uma maleta pequena, tic-tac de cabelo, uma caneta de pendurar no pescoço, mochila com rodinha, livro e, talvez a coisa mais supérflua, uma torradeira que faz torrada com a cara da Hello Kitty (Fotos de quase tudo abaixo). A casa agora mais do que nunca é povoada de HK. E eu até me divirto com isso. Daqui a pouco até eu compro um presente de HK pra ela! Eu mereço...





22 dezembro, 2006

Vidinha mais ou menos


Vidinha mais ou menos, originally uploaded by Manu, bela.

Criatividade natalina

Percepção da Manu sobre o Natal e suas luzes.

[Legenda: ela diz "árvore de papai noel"]

21 dezembro, 2006

A mais nova obra

Feita nela mesma, há dois dias.

20 dezembro, 2006

Cor de fruta


Chego em casa hoje com a unha pintada de vermelho - coisa que faço pouco e ela nunca viu. E então me pergunta:

- Mãe, por que você pintou a unha de morango?

"Quelido" papai noel....

Amada família querida (e alguns amigos tb),

como sei que vocês sempre querem saber e como fico cansada de repetir tudo pra todo mundo (até porque pessoalmente fico mais sem graça), resolvi usar a tecnologia para revelar a cartinha da Manu pro bom velhinho que - como a Manu mesma diz, e eu explico em post logo abaixo - sendivem.

"Quelido" papai noel,

eu me comportei este ano - apesar de a mamãe discordar um pouco e ficar irritada com os "claro que não" que eu volta e meia falo pra responder aos pedidos e ordens dela. Mas isso é detalhe, pois ela continua dizendo que eu sou a garota mais linda do mundo, mesmo sabendo que isso só serve pra me estragar. Tanto que, se a minha tia Fefê ousa me chamar de feia só pra implicar comigo, eu respondo de bate-pronto: "eu não sou feia, sou linda". Faço cara de coitada e amoleço todo mundo - até a tal da tia Fefê.

Mas eu ia dizendo... eu me comportei. E por isso eu queria te dar umas leves sugestões de coisas que iam cair super bem pra mim. O que a mamãe acha disso? Bah! Ela finge que não, mas ela gosta. Afinal, facilita a vida dela e a minha.

Bom, pra enfeitar mais meu quarto, um daqueles tapetes de quebra-cabeças (de EVA) ficaria show.

Como eu sou metida e abro gavetas de armários pra subir nelas e alcançar o que eu quero (a pia, uma prateleira, um brinquedo, colares da minha mãe, escovar o dente, lavar a mão...), um daqueles banquinhos-escada - que algumas lojas chamam de banquinho pra escovar o dente - ia me facilitar muito o trabalho. Tem uns todos pintados, uma graça.

Outra coisa da qual sinto a maior falta é de uma mesa - dessas de plástico, mesmo - do meu tamanho, pra eu poder comer. E desenhar etc. Mas principalmente comer. Pois já como sozinha - aliás, tem vezes em que não admito que ninguém me dê comida na boca; eu já como sozinha, poxa! - e preciso de uma mesa onde apoiar a comida. A cadeira já tenho, a mãe da tia Nanda me deu. É do meu tamanho certinho. Só falta a mesa.

Ah! Tem uma coisa que é capaz da mamãe agradecer mais que eu: cadeirinha de criança pra bicicleta, pra eu poder passear junto com ela. Hoje em dia ela não sai de bicicleta (comigo!!!) só porque não tem isso daí. Prefere ir caminhar, sem mim :-(

Tem aquelas coisas de sempre, especialmente no verão: camiseta sem manga, vestido e shorts pra 3 anos, pois tô perdendo os antigos, essas coisas.

Beijo, viu, papai noel?

(E eu prometo que não choro mais por sua causa e nem fujo, como fiz quando você tava lá na festinha da minha creche. Fiquei com medo, sei lá.... é que você é um ser meio estranho, gordo, com cabelo e barba grandes, andando no calor carioca de roupa vermelha de lã.... e ainda por cima não fala quase nada além de "rorrorro".... mas me desculpa, vou me acostumar.)

Mais um beijo,
Manu

08 dezembro, 2006

Companheiros

03 dezembro, 2006

Meias palavras

ERRATA: Alertada por meu amigo Fausto, percebi que dizia relatar 3 coisas, quando na verdade comentava sobre 4. Empolgação materna.... o pensamento flui ao escrever sobre ela e a memória não se atém a detalhes. Mas, enfim, o post certo fica assim:

Tem um monte de coisas novas pra colocar, mas não posso deixar de registrar logo *quatro* palavras curiosas: cocolate, caçador, picoca e pocócus. Traduzindo: chocolate, secador, pipoca e Petrópolis.